sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Com presença de deputados e vereadores, ANTT e ViaBahia, comissão avalia solução para acesso no conjunto Viveiros

Uma comissão, formada pelos deputados Arthur Maia, federal, e Targino Machado, estadual, ambos do PPS-BA, juntamente com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, uma equipe de Brasília  e a Viabahia, visitou na manhã desta sexta-feira (24) o conjunto Viveiros, em Feira de Santana, para discutir com a população a questão da abertura de uma passagem para o conjunto Feira X.
O vereador Edvaldo Lima (PP) parabenizou a comunidade do Viveiros pelo engajamento na luta pela construção do viaduto. “Não buscamos culpados. Mas, uma coisa é certa, quem liberou a licença para as obras não olhou o Viveiros como comunidade. Quando esse povo foi as ruas manifestar, sofreram represálias. A Via Bahia se comprometeu a resolver o problema desde 2016, mas até hoje os moradores continuam ilhados, explicou o edil.
O deputado Arthur Maia, em entrevista ao Acorda Cidade, informou que decidiu vir a Feira após ser procurado pelo deputado estadual Targino Machado. “Ele nos procurou levando essa demanda, que é muito justa e merecedora da nossa atenção. Não é razoável que uma comunidade dessa proporção tenha sido ilhada por conta da obra de uma rodovia. Ela não poderia ter sido feita da forma que foi, mas não adianta agora também ficarmos buscando culpados, temos que correr atrás da solução.”
De acordo com ele, existe um parecer contrário à solução do retorno provisório dada pela ViabBahia. “Nós não estamos convencidos de que apenas esse documento feito pela ViaBahia seja suficiente e queremos confirmar pra saber se realmente não há viabilidade técnica e por isso estamos marcando uma reunião com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela Lessa, para junto com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) vir aqui julgar se há possibilidade de fazer esse retorno provisório.”

O diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, que veio acompanhado de uma equipe de Brasília, avaliou que a solução definitiva é a construção de um viaduto no local. “Nós fizemos um retorno sem ter a condição técnica para fazer isso e é um perigo muito grande, por mais que a comunidade esteja sofrendo, não podemos ser imprudentes. Estou cobrando da Viabahia a providência rápida pra gente retomar a questão do viaduto, que tem um custo em torno de 15 milhões de reais.”
O gerente de relacionamento da ViaBahia, Carlos Bonini, destacou a importância da visita do diretor da ANTT, Jorge Bastos. “Foi importante para verificar in loco quais são as possibilidades de execução de uma obra aqui no local. Isso mostra a importância do Viveiros e de Feira de Santana, e nós vamos seguir o que a ANTT vai nos designar. A princípio a nossa equipe técnica não vê a viabilidade do retorno provisório como solução definitiva. Agora, a ANTT vai realizar outro estudo junto com o DNIT, com reuniões em Brasília, e nós como prestadores de serviço estamos aqui para auxiliar no que for possível e o que for aprovado a Viabahia irá executar.”

Ascom - Vereador Edvaldo Lima- Com informações do Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senadores que votaram contra a redução do ICMS dos combustíveis são contra o povo

Os 12 senadores que votaram contra o então Projeto de Lei 18/2022, que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos...